Acompanhe as novidades

Voltar

Conheça os exames necessários antes da cirurgia plástica

Publicado em 27/09/2019
Conheça os exames necessários antes da cirurgia plástica

A gente sabe que ter uma aparência que eleve sua autoestima é importante, porém, a integralidade da saúde é ainda mais!

Leia o texto e descubra quais são os exames que seu cirurgião vai solicitar para você antes da realização de qualquer procedimento cirúrgico.

A importância do check-up antes da cirurgia plástica

Todo procedimento cirúrgico deve ser realizado com preocupação e muito cuidado, para que, acima de qualquer coisa, a saúde do paciente seja preservada.

A preparação é o mais importante estágio para o sucesso da cirurgia plástica. Fazer um check-up completo da saúde do paciente minimiza os riscos da cirurgia.

Na primeira consulta, o paciente deve tirar todas as dúvidas e identificar se o cirurgião possui a preocupação de solicitar os exames que vão fornecer a ele todas as informações para que o procedimento seja realizado da maneira mais tranquila possível.

Os exames solicitados são variados, mas alguns são comuns em todas as ocasiões, conforme você pode ver abaixo.

Exames necessários para realizar cirurgia plástica

O médico Cirurgião Plástico vai solicitar uma série de exames pré-operatórios obrigatórios que devem ser realizados pelo paciente. Como dissemos, isso é necessário para uma análise profunda do quadro de saúde de quem vai se submeter a uma cirurgia plástica.

Comumente os exames solicitados são:

● Hemograma completo
● Eletrocardiograma
● Glicemia
● Coagulograma
● Raio-X de Tórax e Espirometria
● Ureia e Creatinina
● Protoparasitológico de fezes

Cada exame serve a um propósito específico dependendo da cirurgia plástica a que você vai se submeter.

O Hemograma, por exemplo, serve para verificar a quantidade de hemácias, leucócitos e plaquetas presentes no sangue.

Níveis alterados de glicose no sangue podem gerar grandes complicações durante a cirurgia plástica. É por isso é também é importante fazer o teste de glicemia.

O exame de urina é requerido com o objetivo de identificar se há algum problema nos rins do paciente. Através do exame de urina, também é possível descobrir se existe algum infecção que precisa ser tratada antes da realização da cirurgia.

Quando os exames apresentam alguma alteração, o médico deve, antes de tudo, tratar o paciente para que os riscos sejam reduzidos. É importante que você saiba que há uma parte que depende inteiramente de você. São cuidados pré-operatórios que você deve ter antes da sua cirurgia. Veja abaixo.

Cuidados antes da cirurgia plástica

Antes de qualquer cirurgia, o paciente deve tomar alguns cuidados pessoais. Se você for fumante, por exemplo, deve suspender o cigarro até uma semana antes da cirurgia. Acontece que a nicotina altera a coagulação sanguínea, o que precisa ser normalizado antes da operação.

Outras dicas incluem:

Jejum

Faça um jejum de, no mínimo 8h antes da cirurgia plástica. Limite-se ao consumo de água, chá sem açúcar ou suco de laranja sem bagaço e sem açúcar.

Higiene pessoal

No dia da cirurgia, tome banho com sabonete neutro, lave e seque bem os cabelos.

Não fume de jeito nenhum!

Quanto mais tempo puder ficar sem fumar antes da cirurgia plástica, melhor. Lembre-se: a nicotina diminui a circulação sanguínea e dificulta o processo de cicatrização.

Hidrate a pele

Principalmente a área em que será feita a cirurgia. Utilize hidratantes corporais mais frequentemente do que você normalmente faz. Isso ajuda a reduzir o risco de nascer estrias na área, afinal de contas, a hidratação deixa a pele mais elástica.


Conclusão

Agora você já entende a importância dos exames e cuidados pré-operatórios. Agora cabe a você ser exigente em relação a eles e cobrar que sejam realizados, caso o médico os negligencie.

Você deve ser protagonista durante todo o processo de cirurgia, afinal, trata-se do seu corpo e se um sonho que você quer realizar!

Caso tenha mais dúvidas, entre em contato. Estamos sempre produzindo conteúdo com o objetivo de responder suas dúvidas! Até a próxima!

Exames necessários antes da cirurgia

Ainda tem dúvidas?

Envie sua dúvida para o Dr. Marcos Teixeira:

* campos obrigatórios
×

Ligamos para você

Preencha os dados abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

* campos obrigatórios
×

Orçamento rápido

Preencha os dados abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

* campos obrigatórios
×