Otoplastia

A otoplastia, também chamada de cirurgia de correção das orelhas, pode ser considerada um procedimento reparador, quando tenta corrigir um defeito, ou estético, quando busca harmonia de forma, volume e posição. Sua função é corrigir orelhas proeminentes, sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e orelhas constritas.

Procedimento cirúrgico

A anestesia mais utilizada nesse procedimento é a local com sedação. O cirurgião faz uma incisão atrás da orelha no paciente, retira o excesso de pele e, em seguida, faz o ligamento da cartilagem para deixá-la mais flexível. Caso seja necessário, também é feita a retirada da cartilagem para diminuição da orelha.

Após essa etapa, são feitos pontos de fixação para manter a nova forma da orelha e realizar o fechamento da pele. Na maioria dos casos, os pontos são internos e absorvíveis e a cicatriz localizada no sulco auricular superior fica imperceptível com o passar do tempo.

Cuidados após a cirurgia

  • Usar a faixa de tecido compressiva específica nos casos de correção de abano 24 horas por dia durante o primeiro mês. Ela deve ser retirada apenas no momento do banho.
  • Deixar a região da cicatriz limpa e seca, lavar com cuidado e secar após o banho.
  • Evitar coçar a região operada devido à alta sensibilidade na região.
  • Em crianças, se houver maior inchaço, é indicado aguardar uma semana antes de voltar para a escola. Nos casos mais simples, pode-se retornar às aulas em três dias. Em adultos, geralmente em dois dias.
  • Fazer apenas atividades físicas leves no início, evitando traumas no local operado.
  • Usar os óculos por cima do curativo ou preso na faixa com esparadrapo, sem apertar a cabeça.

 

Resultado definitivo

A equimose sai entre 7 e 10 dias e o inchaço diminui cerca de 80% até o 2º mês de pós-cirúrgico, apresentando um resultado cada vez mais natural e harmonioso. A cicatriz costumar atingir seu amadurecimento no 6º mês após a cirurgia.

Ainda tem Dúvidas?
Tire suas Dúvidas com o Dr. Marcos Teixeira

* campos obrigatórios
Agende agora mesmo sua consulta com o
Dr. Marcos Teixeira

Ainda tem dúvidas?

Envie sua dúvida para o Dr. Marcos Teixeira:

* campos obrigatórios
×

Ligamos para você

Preencha os dados abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

* campos obrigatórios
×

Orçamento rápido

Preencha os dados abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

* campos obrigatórios
×