Prótese mamária

A cirurgia de prótese mamária (ou mamoplastia de aumento) é indicada para pacientes com pouco volume mamário ou que tiveram redução neste volume após a amamentação sem que houvesse queda da mama (ptose mamária). O procedimento garante melhora na consistência e forma das mamas, além de aumentar o volume.

Procedimento cirúrgico

A prótese pode ser colocada por três incisões diferentes:

  • Submamária: no sulco inferior formado entre a mama e o tórax
  • Periareolar: ao redor da metade inferior da aréola
  • Axilar: em uma prega natural dentro da axila

 

Além dos tipos de incisões, o médico deve analisar o caso de cada paciente para decidir se a prótese será posicionada atrás da glândula mamária ou do músculo peitoral maior. As vantagens, desvantagens, indicações e contraindicações devem ser discutidas cuidadosamente entre o médico e o paciente.

O paciente da cirurgia de prótese mamária é submetido à anestesia peridural.

Para fazer a incisão no local previamente escolhido, o médico deve descolar o plano no qual a prótese será colocada, formando um espaço vazio abaixo da glândula mamária ou do músculo. Depois insere-se a prótese de mama no espaço formado e sutura-se as estruturas abertas cirurgicamente.

Geralmente, o dreno fica na paciente nas primeiras 24 horas para que as secreções acumuladas no interior da mama não fiquem próximo à prótese.

Tipos de prótese

As próteses de mama podem variar em relação ao perfil, conteúdo e envoltório. O perfil é a forma da prótese de mama e pode ser redondo ou anatômico (gota), tendo diferentes projeções que correspondem à distância entre a base e o ápice da prótese. O conteúdo da prótese pode ser de silicone, espuma de poliuretano ou soro fisiológico (prótese salina) e o envoltório pode variar entre superfície lisa ou texturizada.

A escolha da prótese mamária ideal é feita no momento da consulta, quando o cirurgião plástico examina a paciente e indica a prótese que apresentará o melhor resultado estético.

Cuidados após a cirurgia

  • Evitar movimentação excessiva com os braços por pelo menos um mês.
  • Usar proteção solar por, no mínimo, 3 meses.

 

Resultado definitivo

O resultado imediato da mamoplastia de aumento é muito bom, mas o resultado definitivo só aparece após cerca de seis meses, com a regressão de todo o inchaço operatório.

Ainda tem Dúvidas?
Tire suas Dúvidas com o Dr. Marcos Teixeira

* campos obrigatórios
Agende agora mesmo sua consulta com o
Dr. Marcos Teixeira

Ainda tem dúvidas?

Envie sua dúvida para o Dr. Marcos Teixeira:

* campos obrigatórios
×

Ligamos para você

Preencha os dados abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

* campos obrigatórios
×

Orçamento rápido

Preencha os dados abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

* campos obrigatórios
×